sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
COZINHA DA VIOLA
O sítio Retiro Velho, no município de Resende Costa - MG, tornou-se o recanto predileto de vários integrantes da Confraria da Pimenta. À beleza natural do Campo das Vertentes juntou-se o carinho e o acolhimento dos anfitriões, Guilherme e Ana Novais, que não medem esforços para receber os inúmeros amigos. A cozinha do belo casarão colonial, com seu fogão a lenha, é o espaço preferido para os cantores, poetas, violeiros e seus familiares, a cada feriado. Agora mesmo, durante o carnaval, parte da Confraria estará reunida em volta do fogo, para uma boa prosa, violada e cantoria, sem esquecer as deliciosas pimentas, bem cultivadas na horta, aos fundos.
O encontro de artistas como Pereira da Viola, Rubinho do Vale, Carlos Farias, Joacir Ornelas, Tau Brasil, Déa Trancoso, Frajolla, Mariola, Gonzaga Medeiros, Tadeu Martins, Wilson Dias, Carlinhos Ferreira, Gustavo Guimarães, Bilora, Lavadeiras de Almenara, André Siqueira,Aírton Prates, Marcelo Oliveira, João Evangelista Rodrigues e outros resultou na criação da COZINHA DA VIOLA, um movimento sóciocultural, de caráter beneficente, que se propõe a realizar apresentações artísticas gratuitas em favor de instituições carentes, na região. Solidariedade é a palavra que define o movimento. A coordenação ficou por conta de Guilherme Novais, amigo de todas as horas.
É maravilhoso acordar com o canto das siriemas, caminhar pelas imediações, tomar banho na Cachoeira dos Pintos, visitar a Venda do Roberto...
As muitas idas ao sítio resultaram em poemas e canções como RETIRO VELHO, composta por Carlos Farias, Tau Brasil e Wilson Dias. Eis a letra:
Retiro Velho, meu recanto predileto
Espaço aberto onde a luz se manifesta,
Guarda em teu seio o calor da amizade
Quando chega o fim de tarde
Cada encontro é uma festa.
No mês de maio, tem quermesse, tem folia
Os devotos de Maria se reunem em oração,
São Benedito, São Gonçalo, São Francisco
Ó que dia tão bonito!
Viva São Sebastião.
Retiro Velho, cada amanhecer é lindo,
No cantar da siriema, gargalhada de menino,
Teu fogo aceso alimenta a cantoria,
Muita prosa e poesia
Salve o dia que vem vindo!
No mês de maio...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário