sexta-feira, 23 de abril de 2010
Carlos Farias e Lavadeiras de Almenara
As Lavadeiras de Almenara formam um dos mais importantes grupos de cultura popular do Brasil. Fundado em 1991, a partir de um trabalho de pesquisa do cantor e compositor Carlos Farias, o coral já em Portugal (2002), Espanha (Expo Zaragoza 2008) e em várias cidades brasileiras, cantando um repertório de canções de domínio público recolhidas nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: batuques, sambas de roda, modinhas, rezas e toadas. São cânticos de trabalho, lúdicos e de louvação, revelando influências africanas, indígenas e portuguesas. Suas histórias de vida comovem e estimulam platéias de todas as idades.
Além do espetáculo musical “lavando a alma” (ao som de violões, sopros e percussões), as Lavadeiras e Carlos Farias realizarão a palestra/oficina “conversa de lavadeira” e a cerimônia ecológica de “bênção das águas”, integrando o público em ações que valorizam a cultura brasileira, a cidadania e a responsabilidade sócio ambiental.
As participações especiais de Saulo Laranjeira (no show em BH) e de Chico Lobo (em Ouro Preto e Juiz de Fora) enriquecerão ainda mais o projeto. O primeiro é “um mago da emoção e do riso, um dos maiores intérpretes da nossa brasilidade”. O segundo é um dos mais ativos e efetivos violeiros do cenário nacional, ocupando posição de vanguarda na preservação dos costumes populares.
Formação da banda: Carlos Farias (voz, violão e regência), Sanráh (violão solo), Ivan Virgílio (sopros), Davi Lannes (baixo), Aender Reis e Gladson Braga (percussões). Direção artística: Beatriz Farias Marques.
Outras informações:
55 31 3476-3579 / 9943-3414 / 8743-2282 – epovaleeventos@yahoo.com.br
http://www.coraldaslavadeiras.com.br
Marcadores:
carlos farias,
coral,
jequitinhonha,
musica,
oficina,
show
Assinar:
Postagens (Atom)